I Workshop de Python para dados de Biologia Vegetal
Sobre o evento
Introdução à Programação com Python para alunos e pesquisadores com pouca ou nenhuma experiência em programação e que desenvolvam pesquisa na área de Biologia Vegetal. O workshop conta com sessões teórico-práticas em que monitores e participantes irão trabalhar em scripts juntos, assim como palestras de especialistas em análise de dados em Biologia Vegetal.
Materiais
O curso apresenta materiais gratuitos desenvolvidos pela equipe do Workshop pensado para os alunos e pesquisadores da área de Biologia Vegetal com pouco ou nenhum conhecimento de Python para auxiliar no aprendizado.
Aplicações em problemas cotidianos
O foco é no uso da linguagem Python para processamento e análise de dados em Biologia Vegetal. A ideia é aprender a lidar com problemas frequentes nas análises de dados tabulados.
O que você não irá aprender
Nosso trabalho NÃO envolve o uso de ferramentas de bioinformática, de dados em larga escala (Ômicas) e análises estatísticas. Além disso, nós não formamos desenvolvedores de software.
Critérios de Seleção
O número de vagas é limitado a 25 participantes. Portanto, haverá um período de seleção dos participantes visando atender aos que mais se encaixem nos critérios de seleção do evento. O público-alvo principal do evento são alunos de graduação e pós-graduação da área de Biologia Vegetal com pouco ou nenhum conhecimento em programação e que estejam envolvidos em pesquisa atualmente em desenvolvimento cujos problemas necessitam de uma solução computacional.
​
Terão preferência alunos de graduação e pós-graduação:
-
Envolvidos em projeto de pesquisa incluindo análise de dados de biologia vegetal;
-
Com pouco ou nenhum conhecimento em programação;
-
Que apresentarem a melhor justificativa de participação (carta de motivação), suportada pelo CV/requisitos supramencionados.
​
Serão selecionados participantes em diferentes níveis de formação superior (mestrado, doutorado, pós-doutorado e iniciação científica), sendo:
-
â…” correspondendo a alunos de pós-graduação e pesquisadores
-
â…“ correspondendo a alunos de graduação
​
A escolha dos alunos, seguindo os critérios supracitados, deverão atender ainda às seguintes exigências:
-
Maximização do número de instituições de ensino e pesquisa (instituições públicas e privadas em diferentes regiões do país);
-
Serão garantidas 5 vagas (20%) a alunos do IB / UNICAMP (justificado pelo apoio institucional ao evento).
​
Estrutura para carta de motivação (máx. 500 palavras):
-
Apresentação: Faça uma apresentação sucinta de sua experiência acadêmica e sobre seu projeto de pesquisa. Se possuir, comente sobre seus dados e suas experiências com programação.
-
Motivação: Descreva o motivo/problemática envolvida na sua pesquisa em desenvolvimento cujos problemas necessitam de uma solução computacional.
-
Contribuição: Descreva de que forma o curso irá contribuir para o desenvolvimento do seu projeto e para análise de seus dados.
​
Nota: devido à menor experiência com pesquisa de estudantes de graduação, a carta de motivação será o principal critério de seleção para este público.